domingo, 24 de abril de 2011

Páscoa produtiva

É tempo de páscoa e lógico, por trás de toda a história que comove milhões de cristãos, estão os tão desejados chocolates!!!Eu confesso, não fiz outra coisa a não ser comê-los...bom fiz muita coisa,inclusive um desapego gigante aqui em casa(desapego é o que chamamos de separar as coisas que não se usa mais e passá-las adiante pra alguém que vai fazer melhor proveito),tiramos mais de cinco sacos de coisas que não usávamos mais e doamos para uma instituição carente,bom acho que isso foi melhor do que rezar, não?
Bom, esse detalhe do desapego e de quão lindo ficou meu armário, fica pra próxima postagem...agora vamos ao chocolate!!!
Como tinha dito na última postagem, resolvi arriscar e atacar de chocolateira, fazendo uns bombons para presentear meu povo e claro eu mesma. Sendo assim, liguei pra minha mãe que já estava fazendo os dela (lá em casa virou uma espécie de tradição, todo ano ficávamos em volta da mesa esperando uma panela suja pra raspar ou uma gotinha que caia da panela na mesa), para pedir uma orientação e ela me fez ir à loucura quando disse na sexta-feira a noite:" Você vai começar agora? eu estou desde manhã fazendo”. É claro que eu como sempre,quero dar uma de metida e achar que sei fazer tudo e que tudo vai ficar bem mesmo se der errado, resolvi então começar no sábado.
Fazer bombons basicamente é derreter chocolate, bem quase isso, aos poucos a gente descobre vários pequenos segredos que fazem a diferença, segredos esses que vou dividir com vocês...vamos lá?

1°segredo

Derreter o chocolate em barra (Garoto é o melhor) em banho Maria sem deixar nem uma gotinha de água pingar dentro do tal

2°segredo

Quando estiver derretido, coloque imediatamente em banho Maria gelado (água e pedrinhas de gelo, um choque térmico), assim você consegue trabalhar com ele sem endurecer até o final

3°segredo

Quando passar na forminha a primeira camada, vire-a de cabeça para baixo no freezer, o chocolate vai escorrer e endurecer rapidamente antes de pingar, fazendo com que o bombom fique com uma camada externa mais fina.

Simples?A primeira vez é sempre mais difícil, eu mesmo fiz uma bagunça imensa, tinha chocolate no meu chinelo, nos tapetes, no cabelo, até no banheiro, o resultado pra variar não foi perfeito, os bombons ficaram meio disformes, mas o sabor...maravilhosos...babem...



Em banho maria
Hum!!!
No gelinho
para fazer a casca, use uma colherinha ou um pincelzinho
essa forminha era do tipo suiça,bem diferente das outras
recheio de trufa,fora esse fiz um de beijinho maravilhoso!
esse foi o primeiro recheio que fiz usando o chocolate derretido,leite condensado e pinga!
pinga usada no recheio de trufa
usei também aquelas gotinhas de licor
a hora de desenformar é bem fácil,dei pulinhos de alegria!
bem tortinhos não?
esse ficaram melhores

para presentear você pode comprar saquinhos como esses ou caixinhas
não ficou lindo o pacotinho?
Feliz Páscoa



Os recheios ficam por sua conta,eu fiz de Beijinho,Pistache,Goma de licor,Trufa e uva...boa sorte!

Nenhum comentário: