sábado, 1 de outubro de 2011

Endometriose


Depois dessa pequena pausa sem postar,venho aqui pra falar sobre esse problema chato que algumas mulheres enfrentam,acredite,é mais comum do que se imagina.Vou logo avisando,se você não quer saber a verdade,pare de ler a partir daqui,porque não vou mentir!

A cirurgia começou com mais de 1:30 de atraso,nessa hora já estava puxando os cabelos de ansiedade,foi difícil esperar,eu nunca tinha tomado anestesia geral então estava muito assustada.A parte chata foi esperar e esperar,isso só me deixou mais nervosa mas durante a cirurgia realmente não se vê ou sente nada!
O difícil é a solidão que dá,você se vê diante de mais ou menos 5 profissionais(dois enfermeiros,o assistente do médico,anestesista e médico) que você mau conhece e sabe que vai estar entregue ali dentro de instantes.

Quando chegou a hora da anestesia,o anestesista disse:" Você vai sentir uma zonzeira",eu senti o gosto da anestesia na boca e depois parecia cena de filme,tudo embaça e fica longe,as vozes,as luzes até que em menos de 5 segundos,puft...

Acordei com uma dor terrível,chorando e pedindo pra virar de lado na intensão de melhorar aquela cólica forte,acontece que você tem que ficar em uma sala pós cirurgia para recuperação,pois se algo acontecer com você,eles tem todos os equipamentos necessários para uma emergência ali.Só que nessa hora você está mega fragilizada e só quer ficar perto de alguém que você conhece,foi a parte mais difícil desse dia,eu estava com bastante dor.

Depois disso veio a vontade imensa de fazer xixi,só que não saia de jeito nenhum,a enfermeira disse que isso era efeito da anestesia e era normal,lembrei então quando minha irmã me disse que ficou a noite toda tentando fazer xixi quando teve minha sobrinha Lívia.
Fiquei nessa sala umas 2:30 mais ou menos e quando me levaram para o quarto,estava quase morrendo de vontate de ir ao banheiro,consegui só quando fui, porque ninguém merece a tal da Comadre.

No quarto recebi soro com buscopan e não podia nem tomar água(detalhe, estava em jejum e sem água desde as 22:30 do dia anterior).Quando fui ao banheiro,achei esquisito porque estava toda suja de iodo,até nas partes íntimas,fiquei pensando,por que será?

Fui descobrir que além do tal tubo para respiração,eles também colocam sonda,nada agradável isso não é?!Acontece que esses detalhes,ninguém conta e você fica sentindo as consequências mais tarde,minha garganta ficou bastante irritada assim como meu intestino.

O procedimento é feito através de três furos,um no umbigo(você leva três pontos aí) e um de cada lado da barriga,próximos de cada ovário.

Bom,tive alta no mesmo dia e estava me sentindo bem,até andar de carro,essa parte é bastante difícil,a pessoa que está no volante tem que ter bastante paciência.O encômodo do ar que colocaram na minha barriga,começaram no mesmo dia a noite,e isso é bastante estranho,você fica com gas no ombro,no pescoço,nas costas,luftal ajuda bem,andar também ajuda.

O pior dia foi o terceiro,parecia que tinha levado uma surra na barriga e nas costas,então liguei para meu médico e pedi um remédio mais forte.O simples movimento de virar na cama é praticamente impossível nos primeiros dias, a recuperação, pra mim não está sendo fácil,hoje estou me sentindo um pouco melhor,mas fico mais satisfeita de saber que os focos de endometriose que eu tinha, já se foram.
Hospital Vila da Serra,não tive muita sorte lá,por isso, talvez não tenha gostado tanto do hospital...

É muito importante estarmos cercados de pessoas pacientes nessa hora,porque vai doer e a gente vai ficar de mau humor,por isso quero muito agradecer a Taninha,Juliana,Drica,meu médico Dr Marco Túlio Vaintraub e Ricardo que se mostrou a pessoa mais paciente do mundo...

Para saber mais sobre endometriose,clique aqui,espero que tenha ajudado um pouco,as vezes é bom saber esses detalhes que ninguém conta pra não assustar a gente!fui...






Nenhum comentário: