quarta-feira, 18 de março de 2015

Depressão Pós Parto

Sorriso amarelo por fora e por dentro um mar negro de desespero.Esse dia foi meu primeiro dia das mães oficial e fui pega de surpresa por uma amiga aqui do morro que promoveu uma sessão de fotos para homenagear as mães.Essa foto fica na minha penteadeira,como uma forma de incentivo,ela é um registro de tudo que passamos



Depois de muito tempo,consigo falar sobre o assunto,assim como eu existem muitas mulheres que passam pelo furacão que é uma DPP,a depressão pós parto,sem ao menos buscar ajuda.Infelizmente até hoje,ainda existe muito Tabu por trás desse assunto,muita gente que não acredita que alguem que desejava tanto uma coisa,depois que consegue cai em tristeza profunda,bom deixemos os tabus de lado e falemos abertamente.

Essa foto acima,foi o primeiro dia que saí com Dante após o nascimento,primeiro dia das mãe,quem não sabia do turbilhão de coisas que estava passando pela minha cabeça,jamais imaginaria ao olhar para essa foto, que eu estava em frangalhos,são tantas mudanças repentinas,tantos medos que até uma pessoa que não passa pela depressão fica desesperada,ninguém conta o quão assustador é ter um ser que depende exclusivamente de você para sobreviver.

Se hoje eu pudesse voltar no tempo e encontrar com essa pessoa sofrida da foto,eu iria abraçá-la e dizer em seu ouvido "aguenta que vai passar e tudo vai ficar muito bom",talvez ela não me escutaria,porque quando a gente está nessa situação,nada nos conforta,mais realmente passa e fica bom,depois que a gente sobrevive a uma DPP,não dá pra imaginar uma vida sem nosso bebê,as coisas se assentam,as dúvidas vão virando experiencias e a gente descobre o quanto é forte.

Hoje consigo falar abertamente sobre isso porque realmente superei,mais isso não seria possível sem a ajuda de um profissional qualificado,tive muita sorte porque comecei a perceber que não estava bem 3 dias depois do nascimento do Dan,procurei ajuda rápido e isso fez toda a diferença.é claro que um marido mais do que companheiro me ajudou ainda mais,vou dizer viu,Marido passou por maus bocados,porque na minha versão distorcida da coisa,eu achava que iria perde-lo,minha obsessão foi por ele,mais isso pode se manifestar de qualquer aspecto,tem gente que não desgruda do bebê,que não deixa ninguém pegar,tem gente que se isola e por aí vai,acho que passei um pouco de cada coisa,mais a parte mais dura foi esse medo em relação ao marido,a ponto de grudar nele e não deixá-lo ir trabalhar.

Digo hoje que se não tivesse um marido bem resolvido,quase um psicologo,não sei o que seria de mim,essa parte de administrar família é muito difícil,ninguém consegue entender como uma pessoa que passou 3 anos tentando engravidar,depois que consegue um bebê lindo e saudável não estar feliz?Muito simples,o Doutor Eduardo falava com a minha família(que estava em massa aqui em casa) que era um fator hormonal,que essa não era eu,que estava tomada por uma força maior, orgânica.

É óbvio que o fator externo também ajuda,pensa em uma pessoa que passava a semana quase toda sozinha,fazia o que bem entendia,comia na hora que queria,de repente vê a casa cheia de gente,tendo que conviver com uma nova pessoa para ajudar com o bebê dentro de casa,administrar a amamentação sem saber se o bebê realmente está se alimentando e ainda não dormir quase nada,super compreensível não?

A maternidade é assustadora e a gente só percebe que conseguiu depois de algum tempo.De qualquer forma,se você está se sentindo angustiada,nervosa,inquieta,procure ajuda imediata,pois com os medicamentos corretos(existem os remédios certos e que não afetam em nada o bebê) você consegue sair dessa e curtir o melhor que a maternidade pode oferecer e te garanto,pode ser que agora você não acredite mas,a vida com filhos é mais colorida,depois que toda a tempestade passar,você vai conhecer um amor inabalável e não vai saber viver sem ele,daí em diante os medos são outros e as preocupações só mudam de foco.

Não tenha medo de falar sobre o assunto,conheço muitas mulheres que só revelaram que passaram pela DPP depois que souberam que eu também passei,é impressionante,até pessoas que você jamais imaginaria,e isso não significa fraqueza de forma alguma,só quem passa pelo processo do "ser mãe" sabe como somos fortes.

Dá pra viver sem esse amor?hoje não gosto nem de pensar na ideia

Até hoje,luto contra a insônia,tomo medicamento e não sei até quando isso pode durar,na verdade meu sono nunca foi muito bom.Enfim,é muito importante reconhecer logo e tratar.Espero ter ajudado de alguma forma,lembre-se da frase "tudo passa",é meio batida,mais passa mesmo,te garanto,fui...


Nenhum comentário: